O prefeito de Morretes, Osmair Coelho (Marajá), determinou nesta terça-feira (3), o corte de mais de 50% dos 140 cargos em comissão e estuda, ainda, redução ou extinção das funções gratificadas. "Cargos em comissão somente os necessários para gerir a administração pública", enfatizou o prefeito. Com isso, reafirma seu compromisso de enxugamento da máquina pública e sustenta que as prioridades em sua gestão são a saúde e a educação. Ele também determinou a suspensão dos pagamentos a fornecedores por até 90 dias.

A situação financeira do município de Morretes é desastrosa. Segundo o prefeito, "pedimos um minucioso levantamento da real situação do município ao Tribunal de Contas do Estado para podermos avaliar as aplicações dos recursos", disse. "Vamos, agora, dar prosseguimento nas questões mais emergenciais para, depois, traçarmos um plano de crescimento e desenvolvimento do município que ficou abandonado há vários anos".

Marajá, ao lado dos secretários da Agricultura, Fausto Simão, do Meio Ambiente, Elcio Latuf e de Obras e Infraestrutura, Sérgio Fumaneri, estão realizando, também, um completo levantamento sobre as condições das estradas rurais do município para evitar que a produção agrícola sofra conseqüências de transportes, além do transporte coletivo escolar.

Morreste precisa resgatar tradições

Uma outra preocupação anunciada por Marajá está relacionada ao excessivo volume de processo que estavam paralisados na Procuradoria do Município e que a partir de agora começarão a andar e serão todos digitalizados para consultas através da internet. Existem, também, mais de 300 ações trabalhistas paradas que "precisamos avaliar", observou o prefeito.

Marajá voltou a afirmar que sua intenção é trabalhar para que Morretes resgate o longo distanciamento entre a cidade e os munícipes, o que acabou resultando no desinteresse pela cultura e pelas tradições do município, como a Festa Feira, os desfiles escolares e as ações nas áreas da educação e do esporte