Prefeitura de Morretes dará início à reforma do Cine Theatro no município

Publicado em: 29/04/2022 15:54

A Prefeitura de Morretes dará início à reforma do Cine Theatro Morretes, a qual foi viabilizada através de um acordo judicial formalizado em uma Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público a pedido da Coordenadoria de Patrimônio Cultural do Estado do Paraná (CPC) em face de um empreendedor que realizou obras no centro histórico em desacordo com as normas aplicáveis.

O Município integrou a lide como terceiro interessado e foi responsável por colaborar nas tratativas para ser viável o acordo, compensando os danos com benefícios diretos ao patrimônio cultural da cidade.

O valor referente ao acordo já foi depositado em conta judicial e será transferido ao Município. O projeto executivo de reforma do Teatro está finalizado e os próximos passos serão a inclusão do recurso nas Leis Orçamentárias do Município e a realização de licitação, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em seguida.

O acordo judicial formalizado pelas partes envolvidas prevê, ainda, recursos para a recuperação do prédio da antiga Biblioteca Pública, na Rua XV de Novembro, com previsão de que os procedimentos ocorram no segundo semestre de 2022.

Equipes da Prefeitura já deram início à limpeza do prédio e a elaboração do projeto de restauro.

Além desses recursos, a Administração Municipal firmou parceria com o Teatro Guaíra para a elaboração do projeto técnico de iluminação e sonorização do Cine Theatro. Os equipamentos que fazem parte do sistema operacional do Cine Theatro Morretes serão adquiridos por emenda parlamentar, recebida do Deputado Estadual Eliel Machado.

O objetivo da Prefeitura de Morretes é proporcionar à população a oportunidade de desfrutar de mais lazer e cultura e incentivar o desenvolvimento da arte no município.