Em nota Secretaria Municipal de Saúde de Morretes comunica a população a devida falta de médicos no Sistema de Saúde

Publicado em: 13/05/2022 14:06

A Prefeitura de Morretes vem a público informar que estamos passando por um período de transição de Programas em relação aos médicos que atuam nas Unidades de Saúde.

O Ministério da Saúde, no ano de 2013, criou o Programa Mais Médicos com a finalidade de melhorar a cobertura de profissionais médicos nos municípios brasileiros. A cidade de Morretes desde então contava com a presença de sete profissionais médicos atuando no município.

No ano de 2021, o Ministério da Saúde informou aos municípios a troca do Programa Mais Médicos por um novo programa, chamado de “Programa Médicos pelo Brasil (PMpB)”. Desde então a Secretaria Municipal de Saúde de Morretes vem acompanhando as informações repassadas do Ministério da Saúde aos Municípios, visto que estas transições de programas podem gerar alguns transtornos.

Em nossa cidade, dos 7 médicos que atuavam pelo antigo programa, 5 tiveram seus contratos encerrados recentemente. Infelizmente a reposição dos médicos está tendo atraso por parte do governo federal, que é quem financia e disponibiliza os médicos para o município. Até o momento, houve reposição de somente 1 médico dos 5 que saíram e devido a isto, estamos com algumas Unidades Básicas sem atendimento médico.

Para amenizar o problema, a Secretaria de Saúde está correndo contra o tempo para realizar a contratação emergencial de 2 médicos para as Unidades de Saúde com recursos próprios. Esperamos que a situação se normalize e tenhamos novamente os 7 médicos no período de um mês.

Lembramos que as Unidades de saúde estarão abertas normalmente, com os atendimentos das equipes de enfermagem e de dentistas. Para qualquer orientação, o usuário poderá procurar a sua Unidade de Saúde. Esta é uma condição temporária e entendemos que em breve a situação se regularizará.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a compreensão de todos.