A Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná (CPC) esteve em Morretes para acompanhar obras e projetos em execução no Centro Histórico e em áreas próximas.
A vistoria incluiu imóveis como o Theatro Municipal, a Casa Zaina (antiga biblioteca da Rua XV de Novembro), a Casa Rocha Pombo, o Engenho de Erva-Mate de Bernardo Moreira — atual Núcleo Integrado de Saúde (NIS), na Rua das Flores —, a Fábrica Paranaense de Papel (sede da Prefeitura), a Igreja de São Benedito e a Ponte de Ferro. Também foram inspecionados imóveis particulares, praças, largos e outros espaços públicos.
A visita integrou a agenda de acompanhamento desenvolvida pela CPC em parceria com a Prefeitura de Morretes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaur).
Aprovação de projetos no Centro Histórico
Projetos de intervenção em imóveis localizados na área de proteção histórica, bem como em espaços que alterem a paisagem urbana de Morretes, devem ser submetidos à aprovação da Coordenação do Patrimônio Cultural. Essa análise ocorre de forma independente do trâmite realizado junto à Semaur, responsável pela avaliação conforme a legislação urbanística e ambiental.
As normas de uso e ocupação do Conjunto Histórico, Urbanístico e Paisagístico de Morretes estão estabelecidas na Resolução nº 54/2022. O inventário dos imóveis com grau de proteção pode ser consultado no site da Prefeitura: https://www.morretes.pr.gov.br/uploads/pagina/arquivos/inventarioedificacoestombadas.pdf