Secretários Municipais de Morretes vão até Curitiba conhecer o Programa Cidade Educadora

Publicado em: 02/05/2022 17:39

Na última semana (28/04), representantes da Prefeitura de Morretes foram até a Prefeitura de Curitiba para dar início às tratativas para adesão à Associação Internacional das Cidades Educadoras com a Coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras e Secretária Municipal de Educação de Curitiba Maria Silva Bacila e o articulador do Programa Cidade Educadora, em Curitiba, Nelson Alves Bucker Junior.

A Secretária Municipal de Educação de Morretes Adriana Assumpção destaca que uma Cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes. Na Cidade Educadora, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.

Participaram da reunião técnica o Secretário de Governo Gilton Dias Junior, a Secretária de Educação Adriana Assumpção, o Secretário de Agricultura Gustavo Kemmer e o Diretor de Desenvolvimento Sustentável Tiago Tischer Coelho.

As Cidades Educadoras tiveram início, como movimento, em 1990, quando do I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, celebrado em Barcelona, onde um grupo de cidades representadas pelos respectivos órgãos de poder concluíram ser útil trabalhar em conjunto projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

Posteriormente, em 1994, este movimento formalizou-se como Associação Internacional, oficialmente criada no terceiro congresso das Cidades Educadoras, o qual ocorreu em Bolonha, Itália. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países. No Brasil são 21 cidades que integram a Rede Brasileiras de Cidades Educadoras (REBRACE), ligada à AICE.

A secretária-geral da AICE, Marina Canals, destacou que os governos locais têm um papel-chave dentro do conceito de cidades educadoras, justamente pela proximidade com a população. “Dessa maneira são fundamentais como articuladores”, frisou.

Para a finalização dos procedimentos o Município de Morretes precisará subscrever os princípios da Carta das Cidades Educadoras, seguir os procedimentos e preencher os requisitos para concluir a adesão e iniciar os trabalhos para transformar Morretes em uma Cidade Educadora.

Conheça o teor da Carta das Cidades Educadoras: