A cidade de Morretes está em festa para celebrar Nossa Senhora do Porto, padroeira do município. O novenário já está em andamento e segue até sábado, 6 de setembro, com uma programação que envolve fé, cultura e confraternização.
De acordo com o pároco Pe. Luiz Gonzaga, a festividade é um momento de união da comunidade: “É um momento especial para reunirmos nossa comunidade, rezarmos juntos e celebrar a proteção de Nossa Senhora do Porto”, destacou.
Programação religiosa e festiva
No sábado (6), a programação começa às 9h30 com um passeio ciclístico que terá saída da Igreja Matriz. À noite, às 19h30, será celebrada a nona novena, seguida da tradicional Procissão Luminosa. Após a procissão, o público poderá participar de um baile no Centro Pastoral, com show de Edi Modão.
No domingo (7), a festa continua às 9h30 com uma carreata saindo da Igreja Matriz. Às 10h30, acontece a Missa Solene, seguida de um almoço festivo ao meio-dia. A partir das 14h, haverá um show de prêmios para a comunidade.
Na segunda-feira (8), dia dedicado à padroeira, a programação começa às 13h com a oração das Mil Ave-Marias. Às 18h, a Missa de Encerramento com a Coroação de Nossa Senhora do Porto marca o fim das celebrações.
A devoção que faz parte da história de Morretes
A ligação de Morretes com Nossa Senhora do Porto remonta ao século XVIII. A primeira capela dedicada à padroeira foi construída em 1769 e, em 1812, teve início a edificação da atual Igreja Matriz, consagrada em 1850.
Entre os símbolos históricos preservados estão um sino português datado de 1854, um relógio em funcionamento desde a fundação e uma cruz do século XIX. O interior da igreja guarda ainda a Via Sacra pintada pelo artista morretense Theodoro de Bona, obra que se tornou referência cultural e religiosa.
A imagem da padroeira, que hoje está no altar, foi trazida da Bahia no século XIX após a primeira escultura se partir em uma procissão. Desde então, a devoção a Nossa Senhora do Porto se mantém como tradição viva, reunindo gerações em um dos momentos mais significativos para a identidade religiosa e cultural de Morretes.