Geral

Dia 07 de setembro acontece à inauguração da Galeria de Prefeitos, restaurada pela artista Claudia de Bona, com texto e pesquisa histórica de Laurice Salomão de Bona.
O Evento acontece ás 09 horas na Casa Rocha Pombo, antes às 08 horas acontece o hasteamento da Bandeira na Praça Rocha Pombo em comemoração ao dia da Independência do Brasil.
Sintam-se convidados para este momento onde relembramos e contemplamos nossa história.
 

Morretes se destacou nos últimos dias no Jornal do Estado, como uma das seis (6) cidades do Paraná mais bem administradas. O Prefeito Helder Teófilo dos Santos e sua equipe são destaques em publicações e colunas de conceituados jornalistas, os quais fizeram levantamentos oficiais e chegaram à esse número.

Muitos desafios foram superados, nestes primeiros 500 dias de gestão. Hoje podemos ver avanços significativos na educação, saúde e mobilidade urbana, obras de pavimentação asfáltica, novas pontes, postos de saúde, PSF atingindo 100% do município, aquisição de veículos, administração financeira em dia. Vemos hoje uma cidade com planejamento, e tudo é o começo de uma gestão que orgulhará ainda mais cada cidadão morretense.
 

Apresentação: Semana da Montanha de Morretes 2014

 

Tendo em vista os 135 Anos de Marumbinismo, comemorados no dia 21 de Agosto, decretado como Dia da Montanha, data da primeira subida ao Marumbi, o Clube Paranaense de Montanhismo – CPM, organizaeste ano a Semana da Montanha de 2014, que acontecerá de 18 a 24 de agostona cidade de Morretes, Paraná, berço do Marumbinismo.

As comemorações do Dia da Montanha se estenderão por toda a semana, iniciando na segunda, dia 18 com palestras de Marumbinistas ilustres, filmes de Montanhismo, apresentações das associações de Montanhismo do Paraná, paredão de escalada para crianças, homenagens às personalidades do Marumbinismo, corrida de montanha e atividades de escalada às montanhas do Marumbi.Confira a programação.

O Montanhismo praticado em nossas Serras com a alcunha de Marumbinismo, neste dia 21 de Agosto, intitulado o Dia da Montanha, homenageia a data da primeira escala ao Pico Marumbi, ponto culminante do conjunto de Montanhas, também conhecido como maciço Marumbi, que se descortina ao norte da cidade de Morretes, fazendo parte da paisagem e do cotidiano dessa gente.

A Semana da Montanha de Morretes este ano será promovida em forma de seminário técnico, terá como convidados, personalidades do Montanhismo Paranaense, representantes das associações e agremiações que promovem o Montanhismo de forma voluntaria e empresas do meio que terão a oportunidade de apoiar essas entidades, pois os apoios arrecadados serão destinados ao pagamento da anuidade da FEPAM à Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada – CBME e à entidade organizadora o CPM.

Este ano tem também como objetivo a apresentação do panorama montanhístico paranaense, buscando em primeiro lugar temas relacionados à preservação de nossas montanhas e seu bioma. Também serão apresentadas as associaçõese as modalidades praticadas.

Em paralelo ao evento, serão divulgadas atividades de aventura praticadas nas montanhas, construindo, através delas, caminhos para a conscientização ecológica, despertando o interesse nos adeptos a participarem das condutas ecologicamente corretas, criando uma consciência coletiva em um “Pensamento Global e Ação Local”.

Esse evento com entrada franca reunirá as comunidades em torno de assuntos relacionados à preservação das Montanhas e propagação do montanhismo como filosofia de vida saudável, além de reunir as associações que desenvolvam projetos e ações na Serra do Mar. Tem como público, praticantes, interessados em Montanhismo e Escalada, estudantes de Biologia, Engenharia Florestal, Geografia, Geologia, Educação Física, Turismo, entre outros.

 

A Semana da Montanha objetiva ainda apresentar projetos em andamento na Serra do mar e áreas de escalada, promover debates salientando a importância da preservação das montanhas e divulgar o montanhismo em todas as suas modalidades.

 

 

Programação do Seminário da Semana da Montanha de Morretes

18 a 24 de Agosto de 2014

Quem é que vai cuidar da Serra do Mar?

 

18/08/14 – segunda feira – Theatro Municipal de Morretes

19:00 - Abertura Oficiale apresentação do cronograma da semana da Montanha 2014, do seminário técnico, dos desafios e da Corrida de Montanha.

19:30 - Histórico do Montanhismo, Marumbinismo, Alpinismo

Nelson Penteado “Farofa”, Montanhista e autor do livro A Montanha “Marumbi”.

20:30 até 20:45 - intervalo com sorteio de brindes

20:45 - Iniciação ao Montanhismo, por Ronaldo Franzen “Nativo”, Montanhista, proprietário da Marumby Escola de Montanhismo.

21:45 – Término

 

19/08/14 – terça feira – Theatro Municipal de Morretes

18:00 às 19:00 – Apresentação de filme de montanhismo

19:00 - Apresentação da FEPAM e suas filiadas; Clube Paranaense de Montanhismo – CPM; Associação Montanhistas de Cristo – AMC; Associação Nas nuvens Montanhismo – NNM; Pró Escalada Esportiva do Paraná - PEEP;

20:00 - Escalada Esportiva e suas modalidades e Campeonatos: por William Vieira, Montanhista, Proprietário do Ginásio de Escalada Campo Base em Curitiba;

21:00 - até 21:15 intervalo com sorteio de brindes

21:15 - Escaladas Tradicionais no Marumbi

Por José Luiz Hartmann, “Chiquinho” , Montanhista, autor do Guia de Escaladas do Marumbi, proprietário da Alto Estilo Equipamentos;

22:15 - Término

 

20/08/14 – quarta feira – Theatro Municipal de Morretes

18:00 às 19:00 – Filme Salto Angel

19:00 – Escalada de Grandes Paredes, por Edemilson Padilha, Montanhista, proprietário da Conquista Equipamentos;

20:00 até 20:15 - intervalo com sorteio de brindes

20:15 - "Paramontanhismo – Vôo de Montanhas" por Gil Piekarz.

Montanhista, Geólogo e Voador

21:15 Término

 

21/08/14 – quinta feira – Praça Rocha Pombo e Theatro Municipal de Morretes

 

>>Praça Rocha Pombo, ao lado do Centro de Eventos.

10:00 às 16:00 – Muro de Escalada.

10:00    (manhã) Solenidade do Dia da Montanha

Homenagens

Visita à maquete da Serra do Mar e ao Túmulo de Joaquim Olimpio de Miranda

16:00 - Um brinde ao Marumbi na Pousada Graciosa

>>No Theatro Municipal de Morretes

18:00  - Apresentação de filme de montanhismo

19:00 - Cumes mais altos do Brasil, " por Prof Édio Furlanetto, Montanhista, Instituto ETIBAJI – CPM;

20:00 até 20:15 - intervalo com sorteio de brindes

20:15 - Palestra sobre Morretes e o Marumbinismo

Henrique Paulo Schimidlin “Vitamina”, Marumbinista

21:15 – Término

 

22/08/14 – sexta feira >>na Praça Rocha Pombo, ao lado do Centro de Eventos.

10:00 às 16:00 – Muro de Escalada

>>no Theatro Municipal de Morretes

18:00 às 19:00 – Apresentação de filme de montanhismo

19:00 - Palestra Escalada em Alta Montanha, por Waldemar Niclevicz, Montanhista

20:00 até 20:15  – Intervalo com sorteio de brindes

20:15  - Entrega de certificados aos participantes que tiverem 100% de presença de segunda a sexta-feira.       Encerramento das palestras da Semana da Montanha

Evento integrante e complementar

>>Na Pousada Dona Siroba – Marumbi Trhophy

18:00 às 19:00 – Apresentação de filme da História do CPM

19:00 Palestra sobre o Marumbi Trhofy

Henrique Paulo Schimidlin “Vitamina”, Marumbinista

20:00 até 20:15 intervalo

20:15 - Parque Estadual Marumbi - por Lothário Stoltz, chefe da UC

 

23/08/14 - Sábado

>>Praça Rocha Pombo, ao lado do Centro de Eventos.

10:00 às 16:00 – Muro de Escalada e Desafio Mirim.

Eventos Integrantes e Complementares

>>Porto de Cima – Marumbi Trophy

9:00 hs - Corrida de Montanha, e caminhada no mesmo percurso, de Porto de Cima ao Marumbi;

>>No Theatro Municipal de Morretes

Mesas Redondas

 

14:00 hrs - Tema 1 - Estratégias de Conservação das Montanhas e a Aventura

Moderador: Henrique Schimidlin “Vita”

Convidados: Maurício Savi, Biólogo SEMMA Curitiba; Clóvis Schrape, SPVS; Rodrigo Filipak Parque Nacional Saint Hilaire/ Lange, Serra da Prata;

16:00 hrs - Tema 2 - BR 101 Impacto negativo para a biodiversidade.

IAP, ICMBio, IBAMA, MP, DER, DNIT, CO2, UFPR

 

24/08/14– Domingo

 

>>Encontro na Pousada Dona Siroba

- Caminhadas e Escaladas Guiadas pelo CPM, AMC e NNM;

(A definir: horários, locais e número máximo de participantes)

 

Realização: Clube Paranaense de Montanhismo.

 

Anfitriã Prefeitura Municipal de Morretes

 

Empresas Patrocinadoras: 1- Acampar; 2- Alto Estilo; 3-Trad Friends; 4 - Pousada Graciosa; 5 – Loja Campo Base; 6 - Ginásio Campo Base; 7 - Calangos Expedições; 8 - Refúgio 5.13; 9 - Caverna Ginásio de Escalada; 10 - GEO – Botas Vento; 11 – Bonier Equipamentos; 12 – Conquista Montanhismo; 13 – TRC Brasil; 14 – Território; 15 - Marumby Montanhismo, 16 – Serra Verde; 17 – Santuário Adventure; 18 – Waldemar Niclevicz; 19 – Restaurante My House, 20 – RESSEG, 21 – Climb Clean, 22 – América Latina Turismo

 

Apoiadores Institucionais:

FEPAM

Agência de Desenvolvimento do Litoral – ADETUR

Universidade Federal do Paraná Litoral

 

Divulgação

Panorama do Turismo

Redes Sociais

Instituto Emater

Os motoristas e pedestres que passam pela Estrada da Graciosa (PR-410), no Litoral do Estado, devem ficar atentos às sinalizações implantadas no local. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) alerta que na altura do km 10, onde tráfego está liberado em meia pista, foi instalado um semáforo para permitir a circulação nos dois sentidos da via. 

No local, também há placas que indicam redução de velocidade, além de orientação da Polícia Rodoviária Estadual. A polícia auxilia na fiscalização para a segurança dos usuários, além de orientar os motoristas nos fins de semana, quando o fluxo é maior. 

“O usuário deve ter a atenção redobrada no local, para evitar acidentes”, alerta o superintendente da regional Leste do DER-PR, Gilberto Loyola. Caso o motorista não respeite a sinalização, poderá sofrer advertência ou multa. 

Desde que a meia pista foi liberada – no início de julho – a média de fluxo durante a semana é de trinte veículos por hora. Nos fins de semana, a média chega a quase cem veículos/hora. 

CONCLUSÃO – Para que a meia pista fosse liberada, as equipes contratadas pelo DER-PR concluíram 16 pilares, 36 vigas, de 10 metros cada, e lajotas para sustentar a nova travessia implantada no local. A conclusão total do trecho, que permitirá a circulação completa de veículos, será finalizada em setembro deste ano. 

Durante esse período, as equipes concluirão sistema de drenagem, muros de sustentação, aterro da ponte, caixas de energias e a reconstituição da mata nativa. Além de finalizarem murros de sustentação em outros pontos da estrada. 

“Após toda a conclusão da obra, e para que as características originais da Estrada da Graciosa sejam mantidas, serão instalados paralelepípedos no local”, finaliza Loyola.

Dia dos Pais - Conheça a origem da data:
A criação dessa data no país é atribuída ao publicitário Sylvio Behring que tinha como objetivo, além de reunir a família e os patriarcas, torná-la comercial. Foi instituída em 14 de agosto de 1953, período que coincidiu com o Dia de São Joaquim, santo patriarca da família. Atualmente, é comemorado todo segundo domingo do mês de agosto, diferente da Europa e dos Estados Unidos. Nos EUA comemora-se no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, em 19 de março. Na Grécia, a celebração é recente e festejada em 21 de junho.
A data é inspiradora e fundamental para que pais e filhos estreitem os laços, se declarem e demonstrem todo o carinho, muitas vezes, guardado timidamente. Aproveite para dar o melhor presente ao seu pai: um forte abraço e um sincero "Eu Te Amo".

Feliz dia dos Pais é o que desejamos a todos os munícipes e amigos de Morretes.
 

Texto e pesquisa: Laurice Salomão de Bona

Coleta Seletiva de Lixo

Idioma

Portuguese Dutch English French German Italian Russian Spanish

 

Volta ao início da Página