Geral

A Prefeitura de Morretes, através da Secretaria de Ação Social, em parceria com a Força Sindical, realiza, dia primeiro de maio - Dia do Trabalho - o Primeiro de Maio Solidário com a troca de 1 kg de alimento por 1 cupom para concorrer a vários prêmios, entre eles, cinco automóveis e 10 motocicletas. As trocas de alimentos por cupons serão feitas alternadamente, ou seja, cada dia em frente a um supermercado da cidade - Gnatta, Toneti, Araújo, Baitaca, Francis e outros. Na esta Feira, a Ação Social estará presente com uma barraca nos dias 29, 30 e 1º de Maio para troca de alimentos por cupons. Dia 1º o sorteio será à partir das 14 horas. A secretária de Ação Social, Cláudia Peluzzo, explica que todo o alimento arrecadado será doado às famílias mais vulneráveis do município.

Com 64 participantes, entre segmentos da agroindústria, artesanato, bares, restaurantes e lanchonetes, floricultura e shows todas as noites, começa dia 30, às 18 horas, com solenidade de abertura, no Portão Principal, a 31ª Feira Agrícola e Artesanal de Morretes – Festa Feira. “Morretes está preparada para receber os visitantes e acreditamos que, nos 11 dias do evento, teremos a participação de mais de 100 mil pessoas”, disse o prefeito Helder Teófilo dos Santos. A Festa Feira é um dos eventos de maior destaque do litoral paranaense, com exposição e venda dos produtos da agricultura familiar, orgânicos, inatura e floricultura da região, além do tradicional prato paranaense, o Barreado e o churrasco de búfalo.

Turistas brasileiros e estrangeiros terão a oportunidade de conhecer, na Festa Feira, as artes e a cultura do povo morretense e o artesanato feito em bambu, cipó imbé, fibra de bananeira esementes. Na agricultura e agroindústria onde haverão dezenas de barracas, os visitantes terão à disposição, frutas, verduras, palmitos em conservas, compotas, bala de banana e de gengibre, chips de aipim, entre outros. Além dos produtos em exposição, a Festa Feira terá shows musicais todas as noites, palestras, oficinas e dança típica. Dia 6 de maio, o Iapar promoverá Um dia de Campo, com visitas à produtores rurais e, no dia 10 haverá palestra sobre Suco de Açaí.

 

Visite Morretes

 

Morretes é, hoje, a terceira cidade paranaense que mais recebe turistas, cuja atividade representa 60% do PIB municipal. Impulsionado pela Mata Atlântica, a mais preservada do País, a BR-277, o passeio de trem e o Caminho do Itupava, o município vem se destacando também em outras atividades, como ciclismo, caminhadas rurais, rapel, escaladas no Conjunto Marumbi, além do bóia-cross no rio Nhundiaquara. Morretes tem um potencial histórico e cultural invejável, com casarios seculares, manifestações folclóricas e a tradicional gastronomia, com o Barreado e frutos do mar.

 

Outras informações

fone 3462-1266 com Denise Valenga

 
 
A população de Morretes e da Antonina conheceu na última segunda-feira (7) o cronograma de obras e as ações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) para recuperar a Estrada da Graciosa. O vice-governador, Flávio Arns, e técnicos do DER explicaram como será a construção da ponte, feita em concreto, e que permitirá a liberação do tráfego na região. Um trecho da rodovia foi destruído em 13 de março por conta das fortes chuvas. O diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior, disse que a obra terá duas etapas. Ele explicou a comerciantes e lideranças políticas locais que, até junho, será concluída meia-pista da Estrada da Graciosa, liberado o trânsito de veículos leves. Após essa fase, o DER estima que até o início do segundo semestre de 2014 toda a obra será concluída. “O DER trabalha contra o tempo para que essas obras sejam feitas da maneira mais eficaz e segura para que a população possa transitar pelo local, movimentando o comércio e turismo da região”, disse Leal Junior. 
 
O diretor-geral do DER explicou que a melhor solução é uma estrutura definitiva porque o local do desastre é estreito e cheio de curvas. “Não há como colocar uma ponte provisória neste ponto, como as usadas pelo Exército”, disse. Para construir a ponte será preciso fazer antes o trabalho de fundação, para colocação dos pilares e das cabeceiras. Depois, peças de concretos serão montadas para dar sustentação à ponte. Na etapa seguinte serão colocados os paralelepípedos em cima da estrada, recuperando as características originais da Graciosa. 
Além das explicações técnicas da obra, foram discutidas ações conjuntas entre prefeituras, comerciantes e o Governo do Paraná para atrair os turistas e visitantes para Morretes e Antonina. “Tanto governo como as prefeituras vão apoiar toda ação que promova uma divulgação positiva para alavancar a economia da região. O Governo do Paraná vai trabalhar para promover atividades nas áreas de cultura, turismo e esporte para apoiar a população”, disse o vice-governador, Flávio Arns. 

Em 70 dias, o governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vai liberar, pelo menos uma pista, da Estrada da Graciosa para o tráfego de veículos. A boa notícia foi dada pela diretoria do órgão, durante audiência pública no Cine Theatro de Morretes, com a presença do vice-governador, Flávio Arns, do prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos e do prefeito de Antonia, João Domero. O prefeito Helder explicou às autoridades do governo, inclusive com participação da Defesa Civil, o drama vivido pelos moradores e comerciantes da Estrada da Graciosa que há mais de 20 dias estão sem vender seus produtos em função da queda da barreira que interditou a estrada. Helder entregou ao vice-governador uma pauta de reivindicações do município que pede, entre outras coisas, a imediata recuperação da estrada, benefícios da Copel para os moradores da região, crédito subsidiado para os comerciantes, liberação, pela Caixa Econômica do FGTS e campanha publicitária mostrando os atrativos turísticos de Morretes e Antonia. Presentes na audiência pública, donos de restaurantes, pousadas e do próprio comércio da Graciosa, também fizeram suas reivindicações ao governo do Estado. O governo tem um prazo de 180 dias para liberar por completa a Estrada da Graciosa. Segundo o DER, uma empresa de construção já está no local para agilizar os serviços e, se precios, vão trabalhar em dois turnos: dia e noite.

 

Deputado Paranhos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, informa o prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos, que serão instaladas três Estações Rádio Base – Antenas de Telefonia Celular. Portanto, até o mês de setembro, o município terá ampliado a captação de sinal via celular móvel. A decisão faz parte do plano de expansão apresentado pela TIM. Para o prefeito, a medida é muito boa para o município e aos moradores de Morretes que a cada dia ampliam seus sistemas de comunicação.

 

Volta ao início da Página