Ao se deparar com aves silvestres, domésticas ou migratórias mortas ou desabilitadas, não toque!

Publicado em: 27/06/2023 13:16

PREFEITURA DE MORRETES ALERTA:

Caso você, morador de Morretes, venha encontrar aves silvestres, aves domésticas ou outras aves migratórias, que apresentem dificuldade respiratória, incoordenação motora, espirros, corrimento nasal, diarreia, torcicolos, queda no consumo de ração e água, queda na produção de ovos, ou caso ocorra em seu galinheiro doméstico alta taxa de mortalidade, não toque nas aves, procure imediatamente o serviço médico veterinário ou as secretarias municipais de agricultura, saúde e meio ambiente.

Ao se deparar com um animal morto ou doente, em área rural ou urbana, não se deve tocar ou resgatar. Comunique as secretarias ou autoridades sanitárias locais, ou entre em contato com a Coordenação de Sanidade Avícola na Adapar: areadesanidadeavicola@adapar.pr.gov.br ou pelo e-Sisbravet:

GRIPE AVIÁRIA
A doença viral é altamente contagiosa e afeta aves domésticas e silvestres, podendo atingir também no homem, com 54% de letalidade.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as secretarias estaduais de Agricultura intensificaram as medidas de prevenção da doença no território nacional.

O Município de Morretes não possui casos positivos de H5N1 em aves ou em humanos, mas em casos de ocorrências, favor notificar pelos telefones: ADAPAR - Paranaguá: (41) 2152-6350 / (41) 2152-6354