1.ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoal com Deficiência

Publicado em: 26/10/2023 08:19

A Secretaria de Ação Social de Morretes e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizaram no último dia 20, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o tema: “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”, no salão de eventos da Secretaria de Ação Social.

O objetivo foi promover o debate sobre as políticas públicas inclusivas com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência em todos os âmbitos municipais e de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do município, estado e do Brasil. O evento reuniu cerca de 70 pessoas e foi agraciado com uma apresentação cultural emocionante, apresentada pelos alunos da APAE de Morretes . Contou com uma belíssima palestra ministrada pelo Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sr. Felipe Braga Cortes, que falou sobre inclusão, acessibilidade e apresentou programas e serviços disponibilizados nas esferas estadual e federal, na área da pessoa com deficiência. Os participantes dividiram-se em cinco grupos de trabalho, onde elencaram propostas no âmbito municipal, estadual e federal, apresentando-as à plenária.

Após um delicioso coffee break, houve a apresentação e aprovação das propostas dos eixos, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Nacional que será realizada em junho/2024, em Brasília. Para finalizar o evento, foram eleitas as entidades que comporão o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Gestão 2023-2025.