Rumo e prefeitura iniciam testes com sensores na ferrovia na Vila das Palmeiras

Publicado em: 14/11/2023 09:28

Rumo e prefeitura de Morretes iniciam testes com sensores na ferrovia

Tecnologia pioneira desenvolvida pela Rumo visa aumentar a segurança nos cruzamentos entre vias municipais e a linha férrea

A prefeitura municipal de Morretes e a Rumo, maior operadora de ferrovias do país, concluíram no início do mês a instalação da infraestrutura com sensores (PN Sensoreada) no cruzamento da ferrovia na Rodovia Deputado Miguel Bufara (PR-408), no bairro Vila das Palmeiras. Por ser uma rodovia estadual, todas as intervenções foram autorizadas pelo DER/PR - Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná.

A PN Sensoreada consiste em quatro sensores instalados nas proximidades da ferrovia em uma distância de aproximadamente 400 metros que identificam a aproximação do trem. Por meio de um sistema de inteligência artificial com monitoramento de imagens, os sinais são captados pelo equipamento e acionam a sinalização do semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar e alternando novamente para verde após o trem completar a travessia. O trabalho é feito em parceria, enquanto a empresa foca na instalação dos sensores de inteligência artificial para identificar a aproximação dos trens, a prefeitura encarrega-se da instalação do semáforo integrado à tecnologia.

No momento, o semáforo está apenas com pisca intermitente no amarelo. A ideia é que os motoristas e pedestres se habituem à nova sinalização ao longo das duas próximas semanas. A previsão é que a partir da segunda quinzena de novembro os dispositivos passem a funcionar de forma definitiva.

A escolha do local faz parte de um mapeamento da concessionária que identificou no Paraná os pontos mais críticos de acidentes envolvendo colisões entre carros e trens. No período de 2018 a 2022, foram contabilizados 13 abalroamentos. Agora, tanto a empresa quanto a prefeitura devem avaliar se a tecnologia será eficiente para aumentar a segurança e reduzir o número de acidentes.

Essa inovação é aguardada com entusiasmo por todos os moradores da cidade. "A instalação do semáforo com a tecnologia de inteligência artificial representa um avanço significativo e de extrema importância para a comunidade e para população das cidades vizinhas que diariamente transitam pelas vias, bem como pelos muitos turistas que visitam e exploram os encantos de Morretes.", diz o prefeito de Morretes, Júnior Brindaroli.

"Esse instrumento de alerta promete elevar significativamente os níveis de segurança na passagem de nível da Vila das Palmeiras, além das câmeras de monitoramento já existentes no local, que contribuem e auxiliam no trabalho dos órgãos de segurança do município”, completa.

De acordo com o gerente de relações governamentais da Rumo, Marcelo Fiedler, o projeto tem caráter educativo e necessitará de uma avaliação dos resultados para definir a efetividade da tecnologia. “O objetivo é avaliar o comportamento do motorista com uma sinalização de trânsito com a qual estão mais habituados. Os resultados nos primeiros protótipos em testes são animadores”, destaca.

Além de Morretes, a empresa está executando testes em passagens em nível nos municípios de Curitiba, Ponta Grossa, Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul, Mandaguari, Rolândia e Sarandi. A concessionária busca também a homologação dessa sinalização junto às autoridades de trânsito e à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para discutir a ampliação do projeto com apoio das administrações municipais.

Dicas de segurança:
Motoristas:
– Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando
– Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva)
– Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima.
– Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.

Pedestres:
– Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso. Redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização.
– Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento.
– Nunca ande sobre os trilhos, é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia.
– Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que podem ocasionar graves acidentes.

Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 9 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Imprensa da Rumo