Reforma da ponte metálica do porto de cima garantirá mais segurança aos turistas e moradores da região

Publicado em: 07/10/2022 15:03

COMUNICADO IMPORTANTE

Seguindo as recomendações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), comunicamos que a partir do dia 17 de outubro de 2022, a Ponte Metálica do Porto de Cima, PR 411, será reformada e revitalizada com o objetivo de garantir mais segurança para os nossos munícipes e visitantes. Há mais de 30 anos não é feita nenhuma manutenção nesta estrutura e de acordo com os laudos de engenheiros, esses melhoramentos se fazem necessários.

A recuperação prevê a limpeza, tratamento, reforço e pintura da estrutura metálica da ponte e a execução de um novo tabuleiro composto por grade metálica. Em ambos os encontros da ponte serão executadas novas lajes de transferência em concreto armado, com implantação de novos dispositivos de drenagem.

A ponte poderá ficar interditada por aproximadamente 90 dias, período previsto para a execução da obra, mas, com o comprometimento verbal, do engenheiro responsável, em executar no menor tempo possível, inclusive, trabalhando em horários alternativos (noite), sendo que, a empresa contratada, só receberá os pagamentos, após o término da obra.

Haverá a implantação de sinalização viária informando desvios e acessos alternativos para que não haja restrição do fluxo de veículos dos moradores locais, bem como de turistas e usuários da região. O desvio será no trevo do São João da Graciosa, PR 410, sentido Antonina, até o trevo da PR 408, retornando pela Rodovia Miguel Buffara, até o centro de Morretes.

A Estrada da Graciosa é uma importantíssima via histórica, pertencente ao Governo do Estado e uma das principais ligações de Curitiba com o litoral do Paraná. É também a principal via de acesso de Morretes às localidades do São João da Graciosa e Porto de Cima, uma região que oferece inúmeras atrações turísticas, esportivas e gastronômicas.

A Prefeitura Municipal de Morretes é comprometida em primeiro lugar com a segurança de seus munícipes e visitantes, e trabalhará intensamente para mitigar eventuais impactos negativos que essa interdição possa causar. Atuaremos em conjunto com o DER para informar constantemente sobre o avanço da obra, divulgaremos de forma periódica orientações aos condutores quanto às opções de desvios e rotas alternativas e continuaremos com ações de fomento às atividades turísticas.

Na próxima terça-feira (11/10), haverá uma nova reunião para discussão de novos detalhes, com engenheiros e lideranças do município, que poderão trazer novidades e um novo rumo para esta obra.

Contamos com sua compreensão!