Morretes participa da ação "Todos juntos pelo Saeb"

 

Publicado em: 02/10/2025 16:37

Whatsapp

 

Ao longo do ano foram realizadas diversas formações continuadas para coordenadores, promovidas pela equipe técnica da Secretaria de Educação, algumas com parceria do Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios (NCPM). Além disso, ocorreram encontros envolvendo os sete municípios do litoral, por meio do Arranjo de Desenvolvimento Educacional (ADE), que possibilitaram diferentes momentos de estudo e integração com as Secretarias Municipais e equipes técnicas dessas localidades.

Também foram realizados sete encontros de estudo e planejamento, conduzidos pelos coordenadores em suas respectivas escolas no ano de 2025.

Entre os materiais e estratégias de preparação, destacam-se:

  • Material do Aprova Paraná, estruturado em cadernos de atividades, simulados, matrizes e orientações pedagógicas, que auxiliam professores e alunos na preparação para avaliações externas, como o SAEB e a Prova Paraná.;
  • Simulados do Aprova Paraná, que são avaliações aplicadas periodicamente aos estudantes da rede municipal , como forma de preparação para as provas externas, especialmente o SAEB e a Prova Paraná.
  • Simulados da plataforma educacional Clickideia, aplicados nas escolas municipais de Morretes — Luiz Fernando, Miguel Schleder, Arlindo de Castro e Benedita da Silva, Dulce Seroa e Desauda Bosco — em parceria com o portal Clickideia;
  • Além dessas ações, os professores desenvolveram estratégias pedagógicas em sala de aula ao longo de todo o ano letivo, reforçando os conteúdos e preparando os estudantes para a avaliação.

Todas essas iniciativas foram cuidadosamente planejadas e desenvolvidas com o comprometimento das escolas e dos professores, com o objetivo de garantir um bom desempenho na Prova SAEB, que será aplicada no mês de outubro.

O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é uma avaliação nacional, aplicada pelo MEC/INEP, que mede a qualidade da educação no Brasil. O exame avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática, além de coletar informações contextuais sobre escolas, professores e alunos.

Seus resultados são fundamentais, pois servem de base para o cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e orientam a formulação de políticas públicas, auxiliando na identificação de pontos fortes e fragilidades do ensino nas redes municipais, estaduais e federal.