Morretes é premiada e recebe o selo de Indicação Geográfica de Procedência para aguardente de cana e cachaça

 

Publicado em: 12/12/2023 08:49

Whatsapp

 

No dia 05 de dezembro de 2023, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI, publicou na Revista da Propriedade Industrial - (RPI), o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na categoria de Indicação de Procedência (IP), para a aguardente de cana e cachaça de Morretes (PR). Com esse registro, o INPI chega a 119 Indicações Geográficas, sendo 85 Indicações de Procedência (todas nacionais) e 34 Denominações de Origem (25 nacionais e 9 estrangeiras).

Com base na documentação apresentada ao INPI, os registros da produção de cachaça em Morretes datam do século XVI. Mais tarde, no período do Brasil Império, Dom Pedro II permitiu a instalação de um engenho na região. Com a imigração italiana no século XIX, mais de 50 produtores passaram a tirar a essência da cana-de-açúcar, fazendo com que Morretes ganhasse notoriedade além de seus limites, sendo a cachaça ali produzida e exportada a outras regiões desde essa época.

Ao longo dos anos, o produto sofreu transformações e adaptações sem perder seu significado cultural, consolidando essa região como um tradicional centro de produção de aguardente de cana a partir de uma variedade única de cana chamada Baianinha. Essa notoriedade foi demonstrada a partir de livros, estudos acadêmicos e outras fontes, como reportagens publicadas em sítios eletrônicos.

Ainda conforme a documentação enviada ao INPI, o município de Morretes vem participando e ganhando diferentes premiações nesse segmento. Entre tais prêmios, destaca-se o de melhor cachaça do Brasil na 2ª edição da Cúpula da Cachaça em 2016, o mais importante do ramo no País. Além disso, em âmbito internacional, três rótulos já foram premiados com medalhas no Concurso Mundial de Bruxelas.

A Associação dos Produtores de Cachaça de Morretes - APOCAM, desempenhou um papel fundamental no reconhecimento e na preservação da importância desse produto tradicional de Morretes, que continua a receber prêmios e reconhecimento em diversas partes do mundo. Além da fabricação, os produtores estabelecidos em Morretes abrem suas usinas e alambiques a visitas turísticas e à degustação, o que ajuda a impulsionar a economia local.

Para mais informações e visitação turística, contate a APOCAM: (41) 99977-2736

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Morretes