A 3ª edição da Flimo - Festa Literária de Morretes acontecerá de 1º a 4 de setembro

 

Publicado em: 22/08/2022 22:52

Whatsapp

 

A Prefeitura de Morretes divulga a 3ª edição da FLIMO (Festa Literária de Morretes), que acontecerá de 1° a 4 de setembro de 2022, ocupando espaços culturais, praças e coretos da cidade, apresentando oficinas, espetáculos e ações de incentivo à leitura, tanto para o público adulto, como para as crianças.

Morretes será pela segunda vez, palco de encontros, discussões e experiências culturais diversas, tendo a literatura como principal matéria, mas se deixa atravessar por diferentes linguagens artísticas e pelos debates inspirados pela própria cidade.

A FLIMO, Festa Literária de Morretes é viabilizada por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná; e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. Esta edição tem patrocínio mater da Copel; patrocínio da Petrobras e Havan; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Morretes, do Instituto Mirtillo Trombini e do Morretes Convention & Visitors Bureau. A realização é da Gloriosa Produção Cultural, da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Confira a programação completa:

ESQUENTA FLIMO / 27 e 28/08

Flimo na Praça!

Sábado, 27/08, das 15h às 17h, na Praça de Porto de Cima.

Domingo, 28/08, das 15h às 17h, na Praça de São João da Graciosa.

Uma tarde de programação com a FLIMO, em bairros descentralizados de Morretes. A programação contará com ações de incentivo à leitura, apresentação de teatro e muita brincadeira!

Teremos a visita da Bibliobici Petrobras, a biblioteca móvel da FLIMO que levará seu acervo de livros para a infância para a leitura na praça. Além disso, teremos apresentação do Grupo Baquetá, às 16h, com o espetáculo “KARINGANA UA KARINGANA! Histórias de Áfricas” e a oficina brincante “Brincando Áfricas”.

Mesas de Debate, no Instituto Mirtillo Trombini / 01 a 04/09

01. A Literatura do litoral paranaense: como história e ficção se entrelaçam?

Escritoras e escritores ligados ao litoral paranaense conversam sobre sua produção, os gêneros e estilos literários que seguem e sua relação com a palavra hoje. Narrativas e perspectivas plurais se encontram para contar da experiência de compartilhar de um mesmo tempo e território. Como podemos falar de uma literatura do litoral do Paraná?

Sexta, 02/09, às 19h

Juliana Kerexú (Paranaguá-PR)

José Carlos Muniz (Guaraqueçaba-PR)

Nia França (Paranaguá-PR)

Mediação: Guilherme Gontijo ​​(Curitiba-PR)

02. Saberes tradicionais em novas conexões

A história e os saberes de quem veio antes, de um Brasil que “não está no retrato”. Como o conhecimento sobre a vida da Terra, suas florestas, suas águas, seus cantos todos que reverberam na arte e permeiam o dia a dia das pessoas pode nos trazer novas visões sobre o futuro? Como um retorno à origem e às conexões de ancestralidade pode nos fortalecer para uma criar caminhos futuros de esperança?

Sábado, 03/09, às 10h30

Angelica Ripari, Mestre Zeca e Mestre Miguel (Paranaguá-PR)

Edicelia de Souza (Paranaguá-PR)

Lais Araujo e Bianca Sevciuc (São José dos Campos-SP / João Pessoa-PB)

Mediação: Cláudia Pacheco (Curitiba-PR)

03. Salvar a natureza como aos filhos e filhas

Vivemos o Antropoceno, período da história da Terra em que a dominação humana, sob a égide do capitalismo, é catalisadora de uma provável catástrofe ecológica. O domínio dos seres humanos, subjugando e desrespeitando outras formas de vida trouxe o risco de destruição do nosso planeta. Para frear o colapso — ou “a queda do céu”, como fala Davi Kopenawa Yanomami — precisamos de uma ação de ruptura. São as mães e as florestas que nutrem toda a vida na Terra e todas as pessoas precisam estar ativamente conscientes dessas relações naturais, prontas para o debate e a ação que ampliem os caminhos para a construção de esperança no futuro.

Sábado, 03/09, às 15h

Mariana Ianelli (São Paulo-SP)

Julia Raiz (Curitiba-PR)

Mediação: Eliege Pepler (Curitiba-PR)

04. Olhar, pensar, saber dizer a diversidade: Jarid Arraes

A premiada escritora, cordelista, poeta e jornalista cearense Jarid Arraes, autora dos livros As Lendas de Dandara, Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, Um buraco com meu nome, Redemoinho em dia quente e Corpo desfeito nos falará de sua obra, sobre sua relação de interesse pela contribuição de mulheres invisibilizadas pela mídia, sobre a luta quilombola desde o período de escravidão no Brasil,  de sua ação no Clube da Escrita Para Mulheres, da curadoria do selo Ferina, da editora Pólen, como um marco da diversidade no mercado editorial brasileiro e muito mais. 

Sábado, 03/09, às 19h

Jarid Arraes (Juazeiro do Norte-CE)

Mediação: Jussara Salazar (Recife-PE)

05. Pensando as infâncias: a linguagem do brincar

As infâncias têm uma linguagem própria e comum: o brincar. História são escritas a cada dia, como num jogo ou numa brincadeira. O processo criativo, curioso, poético e sensível das crianças na sua maneira própria de habitar o mundo é em si um caminho potente de construção de narrativas e de afetos. Como os adultos podem pensar a literatura para e com as crianças? Como gerar experiências significativas, que valorizem os percursos infantis e a ampliem as vivências estéticas, sensíveis e culturais de cada criança?

Domingo, 04/09, às 10h30

Milena Martins (Curitiba-PR)

Karen Acioly (Rio de Janeiro-RJ)

Mediação: Priscila Prado (Curitiba-PR)

06. Pensar e fazer o literário: mulheres criadoras de movimento

Durante muito tempo, “anônimo” era uma mulher. A expressão livre de pensamento das mulheres na literatura é recente e, ainda hoje, seguimos reivindicando “um teto todo nosso”. Cada palavra é conquista e cada geração de escritoras abre as comportas para uma correnteza de outras atrás de si. Para conversar sobre esse movimento, convidamos diferentes gerações de escritoras que seguem literalmente escrevendo a história das mulheres na literatura do Paraná.

Domingo, 04/09, às 15h

Alice Ruiz (Curitiba-PR)

Andréia Carvalho Gavita (Curitiba-PR)

Mediação: Julia Raiz (CuritibaPR)

Apresentações Artísticas, no Coreto da Praça dos Imigrantes / 01 a 04/09

Quinta, 01/09, às 19h

Espetáculo de teatro “Encontro de Gigantes”, Grupo Ás de Paus (Londrina-PR)

Uma celebração à existência milenar das pernas de pau, brincadeira que atravessa épocas e permeia diversas culturas – que transforma a dimensão do ser humano, colocando-o em uma perspectiva outra. Como num passe de mágica, tornamo-nos gigantes! 

Sexta, 02/09, às 20h30

Baile de Fandango, com Grupo Mandicuera (Paranaguá-PR)

O fandango é patrimônio imaterial do povo caiçara. Direto de Paranaguá, o Grupo Mandicuera traz a musicalidade e a dança do litoral para o palco da FLIMO, através de instrumentos ajustados para o fandango contemporâneo.

Sábado, 03/09, às 20h30

Espetáculo de teatro “Histórias Extraordinéditas”, Antropofocus (Curitiba-PR)

Dentro de um espaço deslocado do tempo real, quatro escritores dão vida às histórias que foram deixadas de lado. Histórias são colhidas junto ao público e são compartilhadas pelo improviso, com dramaturgia e poética independentes. Ao final, uma última cena interliga todas as histórias. 

Apresentações Artísticas, no Coreto de Morretes / 01 a 04/09

Quinta, 01/09 às 12h

Show de Roda das Manas, celebrando mulheres compositoras do samba, côco, samba de roda e de terreiro 

Sexta, 02/09, às 12h

Show do grupo Xerô de Maré, forró, arrasta pé, coco, xote e baião por mulheres do litoral paranaense.

Sábado, 03/09, às 12h

Show de Oswaldo Rios e Rogério Gulin, a poética caipira na música

Domingo, 04/09, às 12h

Show com a cantora Janine Mathias, que traz composições autorais e a nata da poesia feminina no samba

Oficinas literárias / 01 a 02/09

01. Oficina de Encadernação: “Faça seu Livro”, com Mylle Pampuch

Aprenda a fazer seus próprios livros e crie publicações autorais cheias de significado

com os textos que você escreve. Nesta oficina os participantes aprenderão duas costuras: uma para livros tipo brochura, como fanzines, e outra para livros com lombada e capa dura.

Mylle Pampuch escreve e edita livros. Aprendeu a encadernar para publicar “A Sala de Banho”, seu primeiro livro. Também ministra oficinas de escrita criativa, orienta autores em seus projetos literários e incentiva todos que querem escrever, fazer e publicar seus próprios livros e histórias.

02 de setembro de 2022

Turma A: das 09h às 12h

Turma B: das 14h às 17h

Inscrições prévias: https://forms.gle/KUTbK7jrFdoiAuru8

02. Oficina de Podsérie: Roteiro Para Podcast De Ficção, com Dimis

Compartilhando sua experiência, seu processo criativo e dicas de produção, Dimis vai conciliar aulas teórico-práticas para estimular o participante a criar suas próprias histórias, buscando sempre uma linguagem autoral e cheia de criatividade, com foco em narrativas sonoras, mas apresentando bases que servem para todo tipo de formato.

Dimis  é showrunner, diretor, roteirista e cofundador da Bife Seco. Formado em Cinema e Direção Teatral, atua há 12 anos profissionalmente na área e seu grande amor está na criação de histórias únicas e no desenvolvimento de formatos inovadores. Seu trabalho soma mais de 500 mil espectadores presenciais e sua primeira série em podcast, País do Futuro 2024, já passou da marca de 50 mil ouvintes pelo mundo. 

01 e 02 de setembro de 2022

das 13h30 às 17h30

Inscrições prévias: https://forms.gle/tvbiEJLgNQqxVQY27

Orelha, programação infantil da FLIMO, na Praça dos Imigrantes / 01 a 04/09

PROGRAMAÇÃO FIXA

Quinta a domingo, 01 a 04/09, das 10h às 17h

Ateliê Artístico Livre com diversas experiências artísticas

Oficina de Prensa, gravura e tipografia com sopa de letrinhas, com Marcelo Weber

Jogos tradicionais ao ar livre

Biblioteca ao ar livre

Contações de histórias

Entre outras ações!

Sábado e domingo, 03 a 04/09, das 10h às 17h

Ateliê Criança e Natureza, com Nany Semicek

PROGRAMAÇÃO EVENTUAL

Quinta, 01/09, às 15h

Espetáculo de teatro e música “Nhanderecó” (Grupo Baquetá)

Quinta, 01/09, às 16h

Oficina “Brincando Áfricas” (Grupo Baquetá)

Sexta, 02/09, às 10h

Espetáculo de teatro e música “Karingana ua Karingana!” (Grupo Baquetá)

Sexta, 02/09, às 11h

Oficina “Brincando Áfricas” (Grupo Baquetá)

Sábado, 03/09, às 13h

Sessão de Lendas e Causos Caiçaras: Lenda da Caveirinha e Lenda do Pinheiro e da Palmeira (O Mundo Mágico da Leitura - UFPR Litoral)

Sábado, 03/09, às 14h

Sessão de Contação de Histórias: A Lagarta Comilona (O Mundo Mágico da Leitura - UFPR Litoral)

Domingo, 04/09, às 13h

Sessão de Contação de Histórias: Bom dia todas as cores (Ruth Rocha) + oficina de tintas (O Mundo Mágico da Leitura - UFPR Litoral)

Domingo, 04/09, às 14h

Sessão de Contação de Histórias: Quem Soltou o Pum (Blandina Franco) + oficina de Cartografia Social do Texto (O Mundo Mágico da Leitura - UFPR Litoral)

Domingo, 04/09, às 16h

Oficina “Brincando Áfricas” (Grupo Baquetá)

Domingo, 04/09, às 17h

Espetáculo de teatro e música “Bamberê” (Grupo Baquetá)

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Morretes