Segunda Conferência Municipal das Cidades é realizada em Morretes

 

Publicado em: 30/04/2025 16:53

Whatsapp

 

No dia 24 de abril de 2025, foi realizada a II Conferência Municipal das Cidades de Morretes, na Casa Rocha Pombo — sede da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. Com duração de oito horas, o evento teve início às 13h30 e seguiu até às 21h30, reunindo representantes do poder público, da sociedade civil e da população.

Com o tema "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social", a conferência teve como objetivo principal fomentar o debate e promover a participação popular na construção de propostas voltadas ao planejamento urbano local, além de eleger propostas que serão encaminhadas à 7ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2025, em Foz do Iguaçu.

A programação começou com o credenciamento dos participantes, seguido de uma fala introdutória que destacou a importância do evento e o papel fundamental da participação cidadã nesse processo. Na sequência, a palestrante Marina Ines Terbeck, representante do Paranacidade, apresentou uma contextualização sobre as conferências estaduais, explicando as etapas e reforçando a relevância das conferências municipais no fortalecimento da política nacional de desenvolvimento urbano.

Após a palestra e um momento de diálogo entre os presentes, os participantes foram divididos em três grupos, cada um responsável por discutir um dos eixos temáticos da conferência:

  • Eixo 1: Articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas

  • Eixo 2: Gestão estratégica e financiamento

  • Eixo 3: Grandes temas transversais: sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território inclusivo com justiça social

Durante as oficinas temáticas, foram levantadas propostas e sugestões com base na realidade local. Ao final das discussões em grupo, as propostas foram apresentadas em plenária, onde todos os participantes puderam ouvir, questionar e contribuir.

Em seguida, foi realizada a votação das propostas finais e a eleição dos delegados que representarão o município de Morretes na etapa estadual da conferência. Conforme as diretrizes da Conferência Nacional das Cidades, foram eleitos cinco delegados, representando os seguintes segmentos: poder executivo, poder legislativo, movimentos sociais e populares, movimento dos trabalhadores e setor empresarial.

Encerrando a programação, também foi realizada a nova composição dos membros do CONCIDADE, que atuarão no biênio 2025–2027, fortalecendo o papel do conselho como instância de acompanhamento, controle social e deliberação sobre as políticas urbanas do município.


Imagens