Prefeitura de Morretes em conjunto com o D E R - P R visam melhorias na Ponte Metálica do Porto de Cima

Publicado em: 06/04/2022 15:39

A Prefeitura de Morretes em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) assinou um convênio para recuperação estrutural da ponte metálica sobre o Rio Nhundiaquara, na PR-411, no distrito do Porto de Cima.

O DER-PR iniciou a licitação, e o edital prevê a limpeza, tratamento, reforço e pintura da estrutura metálica da ponte e a execução de um novo tabuleiro composto por grade metálica.

Em ambos os encontros da ponte serão executadas novas lajes de transferência em concreto armado e a implantação de novos dispositivos de drenagem. Será revisada também as estruturas de concreto da ponte, a remoção da vegetação que se projeta sobre a passarela e será implantada nova sinalização viária e dispositivos de segurança.

A formalização do Convênio veio após a Prefeitura de Morretes solicitar ao DER-PR a inspeção da Ponte Metálica. Após a constatação de problemas estruturais que podiam colocar em risco os veículos e pedestres fez-se necessário a urgência do projeto.

O Convênio também contempla a implantação da sinalização viária referente a restrição do tráfego de veículos pesados de até 3,0 toneladas. Esta restrição servirá para manter o fluxo de veículos dos moradores locais, bem como do tráfego e segurança de turistas e usuários da região.

A Rodovia PR-411 é uma estrada importantíssima pertencente ao governo do estado e uma das principais ligações de Curitiba com o litoral do Paraná e o principal acesso à localidade de Porto de Cima.

Região que oferece inúmeras atrações turísticas e esportivas, como canoagem, pesca e boia-cross, com pousadas e acampamentos a beira do Rio Nhundiaquara.

O prazo da obra está previsto para 90 dias após assinatura de contrato e a emissão de ordem de serviço.

“Realizamos uma inspeção completa da estrutura da ponte no final do ano passado, e agora estamos contratando as melhorias necessárias. Todos os elementos metálicos em não conformidade serão tratados e receberão chapas de reforço, e o antigo tabuleiro de concreto será substituído por um novo tabuleiro de gradil metálico, capaz de sustentar os veículos que transitam na rodovia e preservando a estrutura da ponte”, explica o Diretor-Geral do DER/PR, Fernando Furiatti.”

A ponte de treliça metálica tem 61,2 metros de comprimento e 5,81 metros de largura. Conta com uma pista de rolamento de 2,80 metros e passeios em ambos os lados, com 0,90 centímetros de largura.