Comemoração ao dia da consciência negra

 

Publicado em: 20/11/2022 13:55

Whatsapp

 

20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Desde o início da década de 1970, o movimento negro vem comemorado o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro. O idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira (1941 – 2009), um dos fundadores do Grupo Palmares, que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.

A proposta da data era que se comemorasse a tomada de consciência da comunidade negra sobre seu valor e a sua grande contribuição ao país. A data foi escolhida por ser o possível dia da morte de Zumbi dos Palmares, herói da resistência negra ao regime escravocrata, que ocorreu no ano de 1695.

A data foi considerada muito mais significativa e emblemática do que comemorar o dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, visto que, a abolição só ocorreu quando o regime escravocrata estava falido e não havia mais como se manter por muito tempo.

Com o tempo a ideia se espalhou junto aos outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial e, no final dos anos 1970, já aparecia como proposta nacional do Movimento Negro Unificado. De lá para cá, a data tem motivado a promoção de fóruns, debates e programações culturais sobre o tema em todo o país.

Culminando com a aprovação da lei federal n° 10.639/2003 que estabelece a
obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas redes públicas e privadas de ensino fundamental e médio. E estabelece o dia 20 de novembro, como o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Fonte Site GELEDES em:
https://www.geledes.org.br/especial-dia-da-consciencia-negra-112011/
https://www.geledes.org.br/hoje-na-historia-20-de-novembro-dia-nacional-da-consciencia-negra/gclid=Cj0KCQiA99ybBhD9ARIsALvZavUPKcg40Ma0Z3DVfe7KtmOGa9CzJO4BhT
bXqUonxSH6fotFNr0owkkaAoDrEALw_wcB

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Morretes