Novembro azul e a conscientização da prevenção contra o câncer de boca

Publicado em: 25/11/2022 08:42

O mês de novembro é o mês de conscientização e prevenção do câncer de boca.

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causas de óbito por neoplasias. Representa uma causa importante de morbimortalidade, uma vez que mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença. O câncer de boca é uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce.

Seguem os fatores de risco:
∙ Fatores culturais e socioeconômicos.
∙ Tabagismo (uso de cachimbos, hábitos de mascar fumo, entre outros).
∙ Etilismo.
∙ Exposição à radiação solar.
∙ Deficiência imunológica (adquirida ou congênita).
∙ Uso crônico de álcool e tabaco, associados, potencializa o risco de aparecimento do câncer de boca.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) relaciona o câncer de boca, ao tabagismo associado ao etilismo como um dos principais fatores para o aparecimento do câncer de boca, pois o consumo combinado é um potencializador para o aparecimento desse tipo de câncer.

Para o diagnóstico precoce, orienta-se que o usuário procure atendimento odontológico ou médico, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de seu domicílio, caso verifique alguma anormalidade na cavidade oral.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Morretes através da Secretaria Municipal de Saúde, em apoio a esta causa, reafirma a importância da visita regular as consultas odontológicas, para obter o diagnóstico precoce.