Prefeitura de Morretes e Sesc/PR iniciam parceria para a carreta odontosesc em 2023

Publicado em: 10/12/2022 16:34

A Prefeitura Municipal de Morretes, em conjunto com o Sesc/PR, iniciaram em fevereiro de 2021 um planejamento para que a Carreta OdontoSesc viesse para o município, porém, devido ao advento da pandemia, esta parceria só pode ser firmada neste momento.

A Carreta OdontoSesc, é um veículo adaptado, com 14 metros de comprimento, composto por todos os requisitos necessários ao atendimento clínico dos pacientes: quatro cadeiras odontológicas, sala de escovação, equipamento de raio-X e sala de esterilização, além de possuir um equipamento exclusivo que se adapta à cadeira de rodas, permitindo o transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais com segurança, garantindo a inclusão social de toda a população.

Essa parceria surgiu como forma de ampliar o alcance dos consultórios odontológicos fixos, pois esta unidade permanecerá no município por aproximadamente 60 dias e realizará cerca de 2.400 atendimentos. A equipe que faz parte do Projeto é formada por cirurgiões-dentistas, auxiliares e/ou técnicos de saúde bucal, educadores em saúde, recepcionista e técnico de manutenção da unidade móvel.

O atendimento odontológico desta equipe contempla exames clínicos e radiografias; restaurações em materiais diversos; tratamento endodôntico (canal) de dentes anteriores; exodontias (extrações); procedimentos básicos de periodontia (tratamentos gengivais e raspagens radiculares); procedimentos preventivos como profilaxia (limpeza), aplicação tópica de flúor e de selantes e instruções de higiene bucal e procedimentos básicos de odontopediatria.

Além disso, promovem ações educativas, como reforço da ação comunitária através do estímulo ao desenvolvimento de projetos locais; intercâmbio de saberes e práticas entre profissionais de saúde; formação de agentes multiplicadores em saúde bucal; empoderamento e desenvolvimento de habilidades individuais das comunidades, e contribuição para reorientação dos serviços locais, com foco na promoção de saúde e biossegurança.

Na vistoria técnica realizada pelo SESC/PR na última semana, estiveram presentes pela Prefeitura de Morretes o Secretário Municipal de Saúde Aaronson Ramathan Freitas, a Diretora Técnica de Odontologia Lilian Cristiane Machado e a Cirurgiã Dentista Loana Conforto Ferreira. Já pelo pelo SESC PR estiveram presentes a Cirurgiã-Dentista responsável pelo OdontoSesc/PR Bianca Semmer Breda e o Técnico de Manutenção das Unidades Móveis Odilon Teixeira.

Certamente essa parceria será um grande avanço para o setor de saúde bucal do Município de Morretes. Em breve a Prefeitura divulgará como a população pode participar do Projeto.