Prefeitura de Morretes e o trabalho para continuar com zero casos de dengue

Publicado em: 26/12/2022 15:38

A Prefeitura de Morretes informa que o município com o bom trabalho realizado, continua sem casos de dengue.

Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Professor Navarro da Universidade Federal do Paraná, realizam constantemente a coleta de ovos do mosquito para estudo desde 2020, com o objetivo de monitorar mensalmente a densidade do mosquito Aedes em cada bairro do município. As armadilhas são instaladas em pontos estratégicos e recolhidas uma vez por mês, as placas com os ovos são então encaminhadas para a Universidade que repassa as informações do estudo para a Secretaria de Saúde.

As ovitrampas simulam um ambiente perfeito para a procriação do mosquito. “Um recipiente é preenchido com água, que fica parada, atraindo o mosquito. Nele, os pesquisadores inserem uma palheta de madeira, que facilita que a fêmea do Aedes coloque ovos, cada armadilha atinge um raio de 200 metros.

Além dessa ação, já é senso comum que a única maneira de evitar os casos de dengue é impedindo a proliferação do Aedes aegypti. As práticas mais comuns para combater os focos são: evitar o armazenamento de água parada, limpar calhas e caixas d’água com frequência, evitar acúmulo de lixo e colocar areia nos pratos e vasos de flores. Essas são ações na qual a população é protagonista, ou seja, cabe a cada morador zelar pela sua residência, ou terreno.

O Combate à Dengue é um Dever de Todos!