Morretes participou do fórum de gestores de cultura da região metropolitana de curitiba

Publicado em: 20/02/2023 08:26

Morretes esteve presente no Fórum de Gestores de Cultura da região Metropolitana de Curitiba e Litoral, que aconteceu no Teatro Municipal de Mandirituba na última semana. Este foi o primeiro encontro presencial que o Fórum realizou após o período da pandemia do Covid-19 e constitui-se num importante momento de fortalecimento do setor cultural dos diversos municípios presentes.

O encontro contou com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Luciana Casagrande Pereira, dos agentes regionais de cultura do estado, das entidades representantes dos diferentes segmentos e dos gestores municipais de cultura de 52 municípios de todo o Paraná, que debateram pautas fundamentais para a melhoria das Políticas Públicas do Setor de Cultura. O município de Morretes foi representado pelo Diretor de Projetos Culturais André Lucas Santiago.

Entre os temas abordados estiveram em pauta a estruturação dos Sistemas
Municipais de Cultura, constituição e fortalecimentos dos conselhos municipais de políticas culturais, fundo municipal de incentivo as políticas culturais, maior atenção a questão do Patrimônio Cultural, orientações aos municípios em relação aos encaminhamentos necessários a implementação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, e ainda, reflexões a respeito da formalização de consórcios intermunicipais para maior celeridade nos processos administrativos e ampliação da capacidade de manutenção, reforma e criação dos equipamentos de cultura entre os municípios consorciados.

Fotos: Kraw Penas/SEEC.